Blog
Voltar
Compartilhe

Dia do consumidor: a importância do bom atendimento + 3 dicas para fidelizar

Jornada do cliente e comportamento do consumidor
calendar 11.3.2024
Neo Conteúdo

O Dia do Consumidor é uma data que não passa despercebida pelas lojas que fazem promoções. No entanto, é fundamental lembrar que não adianta comemorar essa data se, no dia a dia, você não está ajudando o seu cliente.

Não é novidade que criar uma boa experiência de atendimento ao consumidor é muito importante para ter um relacionamento e fidelizar, portanto, neste artigo vamos entender um pouco mais sobre como criar este vínculo.

Confira também os principais pontos que serão trabalhados neste artigo:

  • Diferença entre consumidor e cliente
  • Quando se comemora o dia do consumidor? Como surgiu?
  • Como essa data tem impactado as vendas no Brasil?
  • O dia do consumidor como agente fidelizador
  • Dicas para fidelizar

Diferença entre consumidor e cliente

É muito comum confundirmos os termos “consumidor” e “cliente” dependendo do que queremos dizer, então, vamos definir bem as palavras:

  • O consumidor é aquele que compra em sua loja eventualmente ou esporadicamente. Ele não é fiel ao seu produto ou serviço e você possui pouco vínculo com ele.
  • Já o cliente possui uma relação maior com a sua marca. Ele gosta de opinar, estar próximo, consumir conteúdos em suas redes sociais etc.

Ficou clara a diferença entre consumidor e cliente? Então agora vamos para o próximo tópico.

Quando se comemora o dia do consumidor?

O Dia do Consumidor é comemorado todo 15 de março.

A data representa uma forma de celebrar e dedicar um dia para quem faz os negócios prosperarem.

Calendário destacando dia 15 de março, o Dia do Consumidor

Como surgiu?

O Dia do Consumidor foi comemorado pela primeira vez no dia 15 de março de 1962, como forma de assegurar direitos dos consumidores, tais como:

  • Direito à segurança
  • Direito à informação
  • Direito à escolha
  • Direito à ser ouvido

Como esta data tem impactado as vendas no Brasil

O Dia Mundial do Consumidor vem ganhando cada vez mais importância na internet. Segundo levantamento realizado pelo Google, as buscas apresentaram um crescimento acumulado de 92% em relação a 2017.

Porém, além da ótima oportunidade de fechar boas vendas, como as empresas podem se preparar para uma alta demanda que se forma de maneira inesperada como essa?

Diversos setores são impactados com o aumento da procura por este dia e uma experiência desastrosa na data pode ser extremamente prejudicial para uma empresa.

A importância do atendimento ao cliente no Dia do Consumidor

O setor de Atendimento ao Cliente é o que está na ponta da operação, em contato direto com o cliente. Por isso, no Dia do Consumidor, ele atinge seu ponto mais crucial.

É uma oportunidade valiosa para as empresas demonstrarem seu compromisso com a satisfação do cliente e a excelência no serviço.

Nesse dia especial, os consumidores estão mais atentos e exigentes do que nunca, buscando ofertas, promoções e, acima de tudo, uma experiência de compra memorável.

Ter uma plataforma de atendimento ao cliente como a Neo vai promover um atendimento eficaz e personalizado, o que não apenas garante a fidelidade do cliente, mas também pode gerar recomendações positivas, aumentando a reputação da marca e impulsionando as vendas.

O dia do consumidor como agente fidelizador

Um levantamento da Shopee feito em 2022 mostra que 68% dos consumidores brasileiros pretendem fazer as suas primeiras compras online no Dia do Consumidor, mas será que as empresas estão preparadas para esse pico de demanda?

A verdade é que não. Muitas empresas não se prepararam o suficiente, o que pode causar colocar a sua empresa em risco.

Segundo um estudo da Neo sobre a percepção do consumidor, 92% julgam ser muito importante o atendimento na hora de escolher uma marca.

Em um momento de tantas promoções, o consumidor acaba sendo induzido a procurar o caminho que leve a maior economia e, algumas vezes, o atendimento que ele recebe acaba sendo um fator secundário de escolha.

Porém, este mesmo estudo ilustra uma situação que pode selar o caminho dos consumidores com as empresas na qual 87% dos consumidores alegaram que pararam de comprar de uma empresa por conta de um atendimento ruim.

Desta forma, esta data comemorativa se apresenta como uma ótima oportunidade de trazer o consumidor para perto e torná-lo um cliente, já um atendimento ruim pode levá-lo para longe.

LEIA TAMBÉM | 5 práticas para grande volume de atendimento ao cliente em datas comemorativas

3 dicas para fidelizar consumidores

1. Entenda e conheça seu consumidor

Antes de montar uma estratégia de fidelização que funcione para o seu negócio, é importante conhecer e entender os hábitos de consume da sua marca, além de sua evolução.

Assim, será muito mais fácil entender onde se deve colocar mais energia na hora de traçar um plano estratégico que dê resultados.

LEIA TAMBÉM | Chat online: as boas práticas para fidelizar o cliente em seu e-commerce

2. O dia do consumidor é todo dia

Segundo o estudo feito pela Neo, 74% dos consumidores pagariam mais por um produto ou serviço se tivessem um atendimento melhor.

Ou seja, a questão é muito mais complexa do que apenas uma promoção. A forma como as interações vão acontecer determinará se o consumidor vai optar por determinada empresa.

A demanda por um atendimento qualificado é grande e a tendência é essa porcentagem aumentar cada vez mais. O consumidor precisa se sentir bem atendido em todas as épocas do ano e isso refletirá nos mais diversos aspectos. Principalmente no financeiro.

Segundo a ThinkJar, é de 6 a 7 vezes mais caro atrair um novo cliente do que reter um existente e o Marketing Metrics diz que a probabilidade de vender para um cliente existente é 14x mais alta do que a probabilidade de vender para um novo cliente.

3. Mantenha o cliente comprando o ano inteiro

Esta data comemorativa é uma boa oportunidade para vender novos produtos, mas mais do que isso, este dia é uma oportunidade para atrair e fidelizar novos clientes.

Impressione a clientela e colha os resultados de manter o seu público do dia do consumidor comprando ativamente durante o resto do ano.

Crie programas de fidelização, réguas de relacionamento com cupons de descontos e outros formatos de promoção que possam manter seu consumidor ativo durante todo o ano.

Neo Conteúdo

12 posts
newsletter

Assine nosso blog

Fique por dentro do mundo do atendimento ao cliente. É de graça!