Blog
Voltar
Compartilhe

Top 5 ferramentas omnichannel que ajudarão a jornada do seu cliente

Tecnologia e Inovação
calendar 11.5.2023

A jornada de compra do cliente da atualidade precisa de atenção e estratégia. Com tantas oportunidades que o mercado oferece, as empresas que querem continuar prosperando e gerando receita devem se preocupar em construir ações mais assertivas e personalizadas que façam com que seu possível consumidor avance no ciclo, investindo mais numa jornada com ferramentas omnichannel.

A tecnologia mudou a forma como se consome e se interage no cotidiano. A internet é o principal canal na hora de escolher um produto ou serviço, mas para ela funcionar é preciso que sua empresa esteja nos canais em que seu público está. 

Ou seja, mais do que mandar uma comunicação por e-mails ou whatsapp, é necessário investir em redes sociais e outros locais de consumo de informação que seu potencial cliente normalmente usa. 

Lembre-se que quanto mais você tiver pluralidade, mais chances de você convencer uma pessoa que o que você tem vai ajudar ela

É como se você estivesse navegando na internet e em cada site e rede social que abrir, encontrar um anúncio daquele produto que você tanto precisa. As chances de você acabar comprando são maiores, certo?

É assim que funciona com o omnichannel, então continue a leitura desse artigo para aprender na prática como fazer isso com dicas de 5 ferramentas essenciais. Vamos lá?

O que é jornada de compra do cliente?

Para explicar o conceito de jornada do cliente é necessário antes falar sobre o funil de marketing e vendas. Ele nada mais é do que a definição do que o consumidor passa desde o primeiro contato com a marca até a fidelização da compra. 

Ou seja, ele é definido em 5 etapas:

  1. Aprendizado e descoberta (Visitantes);
  2. Reconhecimento do problema (Lead);
  3. Consideração da solução (Oportunidade);
  4. Decisão de compra (Cliente);
  5. Fidelização (Relacionamento).

Qualquer negócio que deseja mapear o comportamento do seu consumidor e fazer ações mais assertivas, precisa se basear nesse fluxo para ter mais chances de ter o resultado que planejou como meta.

A jornada do cliente é o processo que faz esse funil funcionar. Na jornada você identifica em qual estágio o potencial cliente se encontra e entender quais ações são necessárias para ele ir avançando até efetuar uma compra.

Logo, isto significa a experiência que os consumidores têm com a sua marca por toda a vida.

E a estratégia omnichannel?

Como já previamente informado, refere-se a uma abordagem de vendas multicanal que tem como objetivo proporcionar uma experiência de compra perfeita e completa a um cliente. 

Isto é, atingir o interessado em diversos canais, no ambiente online, como também no offline, tudo para que ele seja captado para efetuar uma compra.

O ponto mais importante a se pensar nessa estratégia é como fazer essa integração de forma personalizada e eficiente. É pensar: o que preciso fazer e em quais locais vou investir para atingir o público? Lembrando de integrar os canais de distribuição, promoção e comunicação.

Como trabalhar com elas?

A partir dos dois conceitos, percebe-se que para atuar com um o outro o complementa. Assim, a jornada de compra com o omnichannel é o melhor caminho a se seguir para ter ações mais assertivas com seu público para transformá-los em clientes recorrentes.

Sabendo disso, surge o questionamento de como trabalhar com os conceitos. Existe alguma fórmula mágica? Não, mas existem algumas boas práticas. São elas:

1. Defina em detalhes sua persona

O primeiro passo para qualquer estratégia de sucesso é saber quem é o público ideal para a sua marca, com detalhes de gostos, necessidades e costumes. Isso é feito através de pesquisas e insights de mercado e com seus próprios clientes.

Você deve coletar dados como: 

  • Desejos;
  • Necessidades;
  • Interesses;
  • Problemas.

Além de idade; Profissão; Sexo e localização. Tudo isso vai facilitar na hora de criar uma ação.

2. Crie prazos para conclusão da jornada

Além de mapear a jornada do cliente, também é necessário estipular quanto tempo ela vai durar. Isso ajuda na organização e no controle de que as coisas estão dando certo.

Vale ressaltar que não existe um prazo ideal para seguir, mas você deve avaliar se todas as oportunidades.

3. Entenda o comportamento do seu cliente

Você deve sempre estar atento à interação do cliente com o seu produto. O que ele está consumindo? O que ele visitou ou não? Ele reagiu ou se engajou com algo? Todos esses contatos vão ajudar na hora de criar algo mais personalizado e propenso ao estímulo do avanço na jornada de compra, além de investir nos canais certos.

As 5 ferramentas essenciais para a jornada de compra omnichannel do seu cliente

Agora que você aprendeu sobre os conceitos e a estratégia, é a hora de conhecer aquilo que vai fazer você começar agora a investir na jornada omnichannel.

Existem algumas ferramentas que podem ajudar você a construir esse processo da melhor forma. São elas:

Whatsapp

O principal canal de comunicação atual no Brasil, investir nessa mídia faz com que você torne o contato mais personalizado e íntimo com a pessoa, além de ter mais probabilidades de ter uma resposta e interação.

URA

A Unidade de Resposta Audível, é um estilo de atendente eletrônico que identifica dígitos e voz, e proporciona reações a partir dessas informações.

Por exemplo, se você liga para uma central de atendimento e uma voz diz para falar 1, 2 ou 3 de acordo com o serviço desejado, ela vai realizar a ação a partir do que você falou.

É um ótimo formato para resolver situações simples, mais comuns e rápidas.

Chatbot

O chatbot é uma ferramenta que agiliza o processo de comunicação com os potenciais clientes, é um formato essencial se você quer melhorar a experiência com atendimentos e soluções mais rápidas.

Workflow

Com o significado de fluxo de trabalho, é uma forma da empresa organizar seus processos e rotinas, desde o administrativo até o atendimento ao cliente.

É muito comum em qualquer gestão, pois apresenta um acompanhamento da cadeia de tarefas, ordem de prioridades e prazos.

Redes Sociais 

A empresa que não investe em redes sociais hoje estará no limbo. A maioria das pessoas usa as redes sociais para não apenas consumir conteúdos, como também fazer buscas e comprar. 

Então, crie um relacionamento com seu público nesse canal. Entenda quais as redes utilizadas por ele, não precisa estar em todas existentes.

Agora que você já sabe o que fazer com a jornada do seu cliente, entenda os conceitos e quais as ferramentas omnichannel essenciais, só depende de você para dar certo. Preparado para partir para a ação?

557 posts
newsletter

Assine nosso blog

Fique por dentro do mundo do atendimento ao cliente. É de graça!