Blog
Voltar
Compartilhe

 7 Inovações para o seu E-commerce na Black Friday

Tecnologia e Inovação
calendar 24.8.2023

64% dos brasileiros pretendem comprar na Black Friday

A Black Friday é uma das datas mais esperadas não somente pelos consumidores, mas também, obviamente, pelos varejistas em todo o mundo. Com a explosão do comércio eletrônico, essa tradição de descontos e ofertas irresistíveis ganhou ainda mais força e uma grande visibilidade para todos os tipos de negócios. E-commerces, diante disso, têm a oportunidade de alcançar um público amplo, diversificado e literalmente sem fronteiras.

No entanto, assim como a visibilidade da sua empresa aumentou, a dos seus concorrentes também E essa concorrência no digital é ainda mais fervorosa que a antiga. Diante desse cenário digital, é imprescindível que os empreendedores busquem adotar estratégias inovadoras para se destacarem e aproveitarem ao máximo o potencial da Black Friday e de todos os momentos do ano.

Neste artigo, vamos explorar algumas inovações que podem impulsionar seu e-commerce na Black Friday.

Quer “bombar” seu e-commerce na Black Friday, então continue a leitura.

ideias para inovar ecommerce

Onde Inovar?

Personalização da Experiência do Cliente

A personalização é uma das grandes tendências atuais e tem um porquê. Os clientes querem cada vez mais se sentirem conectados com as marcas que consomem e a personalização pode fazer isso. Utilizar os dados coletados de compras anteriores, o histórico de navegação e preferências do cliente possibilita criar listas de recomendações de produtos altamente relevantes para cada cliente. Além disso, é possível enviar e-mails ou mensagens segmentadas com ofertas personalizadas. Essa abordagem individualizada aumenta o engajamento, a satisfação do cliente e, consequentemente, a taxa de conversão.

Realidade Aumentada (RA) e Realidade Virtual (RV)

A RA e a RV oferecem ao consumidor a oportunidade de experimentar produtos de maneira virtual antes de efetuarem a compra. Ou seja, é possível trazer a experiência do físico para o virtual. Em uma loja de moda, por exemplo, os clientes podem experimentar roupas virtualmente para ver como elas se ajustam ao seu corpo. Essa tecnologia pode reduzir problemas como altos índices de devoluções, aumentando a confiança dos compradores.

Chatbots Inteligentes

Utilizar a inteligência artificial nos chatbots melhora significativamente o suporte ao cliente durante a Black Friday e no ano todo. Esses assistentes virtuais podem responder perguntas frequentes, ajudar os clientes a encontrar produtos específicos e fornecer informações sobre promoções e descontos, por exemplo. Dessa forma, é possível oferecer um atendimento rápido e eficiente, mesmo com um alto volume de tráfego no seu site.

Métodos de Pagamento Alternativos

As formas de pagamento são um dos grandes problemas nos e-commerces. Diante disso, oferecer uma variedade de métodos de pagamento é essencial para atender aos diversos perfis de consumidores. Além dos tradicionais cartões de crédito, considere a integração de carteiras digitais, pagamentos por aproximação e criptomoedas, PIX e outras. Diversificar as opções de pagamento pode atrair novos clientes, além de incentivar a fidelidade dos antigos. Conheça os seus clientes para entender quais métodos podem ser mais interessantes.

Entrega Rápida e Confiável

A entrega e o valor do frete são outros pontos cruciais nos e-commerces e na Black Friday a expectativa dos clientes é ainda maior do que nos outros momentos. Isso porque muitos normalmente esperam por esse momento para realizar desejos de consumo. Considere fazer parcerias com serviços de entrega ágeis e confiáveis, ou até mesmo invista em soluções de logística próprias para garantir que os produtos cheguem aos clientes dentro do prazo, em perfeitas condições e com valores de frete justos. Atrasos na entrega podem gerar insatisfação e prejudicar a reputação da sua marca..

Programas de Fidelidade e Recompensas

A Black Friday não pode ser vista apenas como uma oportunidade para conquistar novos clientes, é preciso pensar também na fidelização dos que já conhecem o seu negócio. Esse é um bom momento para oferecer programas de fidelidade que premiam compras frequentes com descontos exclusivos, dão brindes ou fornecem acesso antecipado às ofertas da Black Friday. Isso incentiva os clientes a retornarem à sua loja ao longo do ano e durante o evento promocional.

Marketing de Influência

O marketing de influência tem se tornado uma estratégia poderosa para alcançar novos públicos e reforçar a confiança do consumidor em relação à sua marca. Identifique os influenciadores relevantes para o seu nicho de mercado e explore parcerias para promover seus produtos e ofertas durante a Black Friday. Essas recomendações de pessoas influentes (que não necessariamente são nacionais, mas que podem ser regionais) têm o potencial de impactar positivamente as vendas.

Invista no seu cliente

A Black Friday é uma oportunidade importante de impulsionar as vendas do seu e-commerce e na manutenção da reputação da sua marca. Ao adotar inovações como personalização, realidade aumentada, chatbots inteligentes, métodos de pagamento variados, entrega ágil, programas de fidelidade e marketing de influência, entre outras, sua empresa estará preparada para se destacar em meio à concorrência, além conquistar o sucesso nessa data tão importante para o comércio eletrônico.

Lembre-se sempre de que a satisfação do cliente deve ser o foco central de todas as ações de uma marca, pois é ela que garante a construção de uma base sólida de clientes fiéis ao longo do tempo.

556 posts
newsletter

Assine nosso blog

Fique por dentro do mundo do atendimento ao cliente. É de graça!