Blog
Voltar
Compartilhe

Shadowban: O que é e como evitar ser banido?

Jornada do cliente e comportamento do consumidor
calendar 7.7.2022

As publicações da sua empresa não têm alcançado o público desejado? Seus stories estão com o número de visualizações baixo? Talvez você esteja no Shadowban do Instagram.

Neste artigo vamos falar sobre o conceito de shadowban, como evitar e algumas práticas para melhorar o alcance e engajamento das redes sociais da sua empresa.

Mas afinal, o que é shadowban?

Traduzindo o termo “shadowban” ou “shadowbanning”, quer dizer “banido à sombra”. Ou seja, é uma prática de banimento temporário para evitar a entrega do conteúdo de pessoas e marcas que, de certa forma, violam as regras de uso da rede social. Esta ação não é confirmada pelo Instagram, mas de fato é aplicada em alguns usuários.

O shadowban surgiu em 2006 e era aplicado a redes sociais de um modo geral, mas a partir de 2017 passou a ser vinculado diretamente ao Instagram. Parece algo ruim, mas é uma medida de controle de qualidade do conteúdo postado pelos usuários, especialmente as contas comerciais no caso do Instagram.

O conteúdo se torna temporariamente um “fantasma” na rede social, o que impacta no engajamento e no alcance do que é compartilhado. Apesar de sofrer o shadowban, a conta não é banida.

Tudo isso obriga a empresa a prestar mais atenção no modo como usa o Instagram a fim de evitar problemas como o shadowban que coloca em xeque as ações de marketing e vendas.

Aprenda como evitar o shadowban

Como esse bloqueio do Instagram é um procedimento ligado a algumas ações dos usuários, listamos abaixo algumas práticas para evitar o shadowban!

Não use hashtags proibidas

Algumas hashtags que são utilizadas no app são proibidas por usarem termos indevidos ou até mesmo por estarem marcadas em fotos proibidas no Instagram. Então a utilização delas pode trazer como consequência o shadowban, por isso confira a lista de hashtags proibidas no Instagram em 2022.

Não exagere no uso de hashtags

As hashtags são muito utilizadas para que o conteúdo possa aparecer para mais pessoas e em diferentes buscas, entretanto é importante se atentar para não exagerar na quantidade de tags por descrição.

O ideal é que tenha até 6 hashtags por publicação.

Varie as hashtags

Quando você for escolher as hashtags que serão colocadas nas suas publicações, leve em consideração o assunto do conteúdo e utilize uma série de variações de termos e expressões. Dessa forma, é mais fácil ser encontrado por um determinado público-alvo.

Apenas atente-se que o uso de hashtags parecidas pode gerar o entendimento do spam, o que também resulta no shadowban.

Não utilize recursos de automação

Ferramentas de automação para conseguir seguidores e interagir com publicações são expressamente proibidas pela plataforma e a utilização delas pode realmente causar o shadowban.

Então direcione os esforços de Marketing para de fato trabalhar ações que engajem seu público nas redes sociais ao invés de arriscar perder totalmente o alcance da conta.

3 dicas para melhorar o engajamento e alcance do seu perfil no Instagram

1. Use novas hashtags

O Instagram, assim como algumas outras redes sociais, permite o uso de hashtags, entretanto essa ação deve ser feita de forma estratégica, por isso utilize novas e relevantes hashtags para que seu conteúdo seja descoberto por novas pessoas.

Essa é uma das principais maneiras de aumentar o seu alcance no Instagram de forma rápida e orgânica. Entenda quais são as tags que fazem mais sentido para o seu público-alvo e se agarre nelas.

2. Publique em diferentes horários de pico

A melhor forma de entender como engajar o seu público é conhecendo-o e fazendo testes. É muito comum nos depararmos com informações na internet sobre publicar em horários de pico, pois seus seguidores estão mais propensos a engajar as publicações.

Entretanto, faça testes para entender qual o “horário de pico ideal” de acordo com dados demográficos, faixas de horários e de idade.

3. Utilize as funcionalidades da própria ferramenta

O Instagram possui diversas funcionalidades como a possibilidade de postar carrosséis, IGTV, Stories e Reels, pensando nisso, entenda quais são os melhores formatos para o seu público e diversifique seu conteúdo.

O stories, por exemplo, é uma ótima forma de gerar interação com o público, além de permitir uma infinidade de interações entre perfil e seguidores, impulsionando ainda mais o engajamento.

4. Invista na experiência dos seus seguidores

A nossa última dica é um bônus: Transforme as interações com o público em estratégia de interação de negócio com seus seguidores e consumidores.

Através do módulo de Instagram da NeoAssist, é possível tornar as interações dados e auxiliar as estratégias de vendas e marketing, tornando o negócio ainda mais assertivo de acordo com o público da rede social.

Fale com nossos consultores e entenda como tornar o atendimento pelo Instagram em omnichannel de verdade. 

Atendimento para Direct de Instagram

560 posts
newsletter

Assine nosso blog

Fique por dentro do mundo do atendimento ao cliente. É de graça!