Blog
Voltar
Compartilhe

Me apaixonei por um robô! Quando a Inteligência Artificial é capaz de encantar clientes e consumidores

Tecnologia Omnichannel
calendar 4.4.2017
neo

Imagina você: já irritado, entra no chat daquela empresa que você comprou um produto, imaginando que, por ali, possa resolver seu problema.

Um robô te atende.

Até aí, tudo normal! As tecnologias permitem que isso seja possível hoje em dia.

A conversa vai fluindo até que você tem a sensação de que é uma outra pessoa que está te atendendo (só que não é!).

De repente, depois de algum tempo de conversa, ele solta: “calma, cara, nós vamos resolver seu problema!“.

Você espantado ou espantada, pensa: “Que negócio é esse? Como um robô pode reconhecer meu jeito de falar? E como ele sabe que tô irritado(a)?

Pois é! É sobre isso que vou falar daqui pra frente!

Continue lendo pra conferir!

A tendência é que isso seja cada vez mais comum no mundo digital.

A Inteligência Artificial está sendo usada para isso e muitas outras experiências voltadas a atendimento, relacionamento, compreensão dos consumidores, gestão de estoque, navegação na internet…

São tantas possibilidades que, se eu for citar tudo aqui, não vai sobrar espaço pra terminar o artigo (rs).

Eu gosto muito de falar sobre como é incrível a capacidade da Inteligência Artificial de imitar características humanas.

Isso inclui, desde softwares, que apoiam tomadas de decisão, até realização de tarefas humanas.

E, se comparado com a maioria dos seres humanos, as capacidades intelectuais desses sistemas são ilimitadas.

Como utilizar IA para encantar seus clientes ou conquistar novos?

Abaixo vão alguns exemplos de como a Inteligência Artificial pode ajudar a alavancar seu negócio:

1) Compreender as necessidades do cliente

Graças à era digital, 90% dos dados armazenados no mundo foram criados nos últimos dois anos.

Entender esta vasta quantidade de dados é um desafio perfeitamente possível utilizando IA.

Através do processamento de linguagem natural e aprendizado de máquina, os sistemas de IA podem acessar esses dados, descobrir os nichos de mercado, valor de cada cliente e fornecer orientação para trabalhar individualmente com eles de forma totalmente personalizada.

Além disso, você pode adaptar seus produtos, projetos e experiência de atendimento, considerando o jeitinho de cada pessoa e as diferenças existentes entre elas.

Isso tudo utilizando dados fornecidos pela Inteligência Artificial!

2) Ajudar seu consumidor a chegar mais rápido na informação que ele procura

Pode parecer difícil encontrar o presente certo para um irmão ou amiga em uma loja virtual cheia de opções, mas, com a integração de tecnologias de IA, as lojas virtuais podem fornecer aos seus clientes seu próprio concierge de compras.

Concierge é um termo da língua francesa. Ele é o responsável, nos hóteis de luxo, pelo controle de entrada e saída dos hóspedes, além da prestação de serviços personalizados, como compra de passeios, aluguel de automóveis, indicação de bons restaurantes e pontos turísticos na cidade para visitação, entre outras coisas.

Ao fazer perguntas, interpretar respostas e entender sentimentos, a IA pode sugerir ideias de presentes possíveis para seus clientes e ajudar na sua experiência geral de compras.

Os sistemas de IA também podem ser usados ​​para ajudar nas compras de produto específico.

Por exemplo, se alguém está procurando uma roupa de inverno, mas não sabe qual comprar, o sistema de IA fará perguntas específicas relacionadas às gênero, faixa etária, condições climáticas do local que habita ou visita, atividades que exerce, entre outras.

Dessa forma, pode ajudar a encontrar a roupa certa para aquele caso em particular.

Além de aprender com as interações, os sistemas de IA estudam e interpretam as tendências e os comportamentos de compra desses consumidores.

Esta aplicação da tecnologia de IA para lojas virtuais permite que os consumidores se envolvam mais com a empresa e encontre mais rápido o produto que procura.

3) Melhorar a gestão de estoque

Um desafio constantemente enfrentado pelas dos varejos é a manutenção de uma quantidade adequada de produtos no estoque.

Não ter estoque suficiente pode levar a perda de consumidores potenciais que irão recorrer a outras lojas para encontrar seus produtos.

Com a ajuda da tecnologia IA, esses sistemas podem monitorar padrões atuais, comportamento do consumidor e taxas de compra.

Após uma análise dessas e de outras tendências preditivas, a Inteligência Artificial fornece aos varejistas uma compreensão melhor do cenário em que estão inseridos.

E vamos combinar que é muito mais prático saber a quantidade mínima e máxima de cada produto em determinado período, porque assim é possível fazer as escolhas corretas baseadas em dados.

Inteligência Artificial é apaixonante!

Ao incorporar sistemas de IA, as lojas estão melhor equipadas para tomar decisões.

Um ponto-chave disso tudo é que se elas basearem seus modelos de negócio nas necessidades de seus clientes, elas serão capazes de cultivar e fidelizá-los a partir do momento em que, nos seus relacionamentos, proporcionam experiências de outro mundo.

Nesse sentido, as empresas que incorporam essa tecnologia em seus negócios, sem sombra de dúvida, terão uma vantagem sobre seus concorrentes.

Inteligência Artificial não é mais tendência, é realidade e veio pra ficar!

Claro que ainda há muito a se fazer, mas é nítido o quanto ela interfere em nossas experiências diárias e nos vínculos que criamos com pessoas, empresas e marcas.

Acesse nossos materiais educativos

neo

504 posts
newsletter

Assine nosso blog

Fique por dentro do mundo do atendimento ao cliente. É de graça!