Blog
Voltar
Compartilhe

Integração de sistemas e plataformas para melhorar a eficiência operacional do atendimento ao cliente

Jornada do cliente e comportamento do consumidor
calendar 13.7.2023

Pare e pense como foi o último atendimento que você recebeu. Quais pontos te deixaram satisfeitos? Quais te deixaram insatisfeitos? Você conseguiu atingir seu objetivo? Compraria ou utilizaria essa marca novamente?

Independentemente do tipo de interação que você teve, e do nicho de empresa, uma certeza que  podemos ter é a de que em algum momento a eficiência no atendimento, ou a ineficiência, passaram pela sua cabeça ao responder uma das perguntas acima.

Isso porque a eficiência pode ser considerada um dos pilares do atendimento ao cliente. Principalmente nos dias de hoje em que as pessoas valorizam muito o seu tempo.  Não é mais a coisa do ninguém tem tempo a perder. Vivemos no tempo em que ninguém quer mais perder tempo com coisas que não se precisa. Atualmente as pessoas tendem a usar seu tempo de forma mais qualitativa e significativa.

Assim, se torna essencial para as empresas melhorarem a eficiência operacional do seu atendimento ao cliente.

A eficiência, quando se trata de atendimento ao cliente, reflete como valorização. O cliente sente que a empresa valoriza o tempo dele e se sente mais conectado com ela e mais feliz em sua jornada. Esses aspectos colaboram de forma significativa para a fidelização do cliente.

Portanto, melhorar a eficiência operacional do atendimento ao cliente é uma meta importante para as empresas. 

Mas como, na prática, fazer isso?

Integrar sistemas e plataformas pode ser uma maneira eficaz de melhorar a eficiência operacional do atendimento ao cliente. A integração permite que diferentes sistemas e plataformas se comuniquem e compartilhem informações de forma automática e em tempo real, eliminando a necessidade de entrada manual de dados, reduzindo assim tempo e erros.

Podemos citar algumas etapas que podem ser seguidas com o objetivo de integrar sistemas e plataformas e melhorar a eficiência operacional do atendimento ao cliente:

Avalie as necessidades

Comece identificando os principais gaps do seu atendimento ao cliente e quais sistemas e plataformas já utiliza. Analise quais informações são necessárias para fornecer um serviço de qualidade ao seu cliente e entenda se o que já utiliza atende a isso ou não.

Conheça as soluções existentes no mercado

Procure conhecer quais são as soluções que o mercado oferece. Entenda quais delas podem resolver as necessidades avaliadas no item anterior e proporcionar de fato a integração que precisa. Mas busque também entender quais opções podem oferecer algo além das necessidades detectadas, trazendo maior eficiência operacional.

Escolha quais as melhores soluções para o seu negócio

Para isso converse com os gestores e colaboradores. Apresente as soluções encontradas e debatam para entender o que é possível de fato ser feito e o que precisa ser melhorado internamente antes de implementar as soluções. Enfim, é preciso “aparar as arestas” antes de definir quais sistemas e plataformas serão usados.

Teste e valide as integrações

Antes de implementar as integrações, realize testes rigorosos para garantir que os sistemas e plataformas estejam se comunicando corretamente. Valide os dados transferidos entre os sistemas e verifique se as informações estão sendo atualizadas em tempo real, se o tempo de atendimento diminuiu, se os colaboradores estão de fato preparados para usarem as soluções.

Monitore com frequência 

Após a implementação, monitore regularmente as integrações para garantir que estejam funcionando corretamente. Faça ajustes conforme necessário e esteja preparado para lidar com problemas ou interrupções que possam surgir.

Ao integrar sistemas e plataformas, você poderá alcançar benefícios além de maior eficiência operacional, como:  redução de erros, melhora no tempo de resposta aos clientes, visão mais abrangente do histórico do cliente, entre outros. 

No entanto,como já dito, é importante lembrar que cada integração, assim como cada sistema e plataforma têm suas características específicas e por isso é preciso entender bem quais vão atender às necessidades específicas da sua empresa.

Como a Neoassist pode ajudar a sua empresa?

A Neoassist possui no seu portfólio diferentes soluções que podem tanto ser utilizadas de forma individual, como integradas.

Quando usadas de forma integrada, ou seja, no formato omnichannel, elas proporcionam para sua empresa muitas vantagens, além da eficiência operacional.

Acesse o site e entre em contato com um dos colaboradores. O que você procura, a Neoassist tem.

556 posts
newsletter

Assine nosso blog

Fique por dentro do mundo do atendimento ao cliente. É de graça!