Blog
Voltar
Compartilhe

Quais indicadores acompanhar nas redes sociais

Tecnologia e Inovação
calendar 31.10.2022

As redes sociais são muito utilizadas como uma vitrine para as marcas, são elas que mostram mais da expertise da empresa, bem como a cultura, da humanização da marca e também podem ser utilizadas como canal de relacionamento com seu público.

Entretanto, é muito importante entender algumas métricas e indicadores que as redes sociais oferecem e que devem ser acompanhadas para melhorar cada vez mais a comunicação entre empresa e cliente.

Neste artigo vamos mostrar os principais indicadores que podem ser encontrados no Facebook e Instagram. Continue lendo este conteúdo.

Importância de acompanhar os indicadores das redes sociais

Entender quais são as métricas importantes de acompanhar, ajudam a direcionar os esforços, bem como a tomar decisões sobre os formatos de conteúdo que melhor performam no perfil da sua empresa.

Por isso, separamos abaixo métricas e indicadores que você pode encontrar de forma gratuita em algumas plataformas.

Principais indicadores do Facebook e Instagram

Confira abaixo os principais números que você consegue acompanhar no Facebook e Instagram da sua empresa.

Facebook

No painel profissional do Facebook você consegue ter acesso a 3 blocos de informações sobre a sua página, que são Desempenho, Conteúdo Principal e Público.

Em cada um dos blocos você conferir as seguintes informações:

  • Desempenho: Pessoas alcançadas, engajamento, seguidores líquidos, visualizações do vídeo por 1 minuto e visualizações do vídeo por 3 segundos;
  • Conteúdo principal: Impressões, Pessoas alcançadas, engajamento, informações sobre a publicação caso ela seja um vídeo, além de dados de interações do seu público com aquele conteúdo específico; 
  • Público: Faixa etária e gênero, além de entender a localização do seu público por cidade ou país.

Todos esses dados ainda podem ser filtrados por Date Rangers dos últimos 7 dias, 14 dias ou 28 dias.

É importante levar em consideração que não é porque o Facebook disponibiliza todos esses dados que devem ser acompanhados diariamente, entretanto, vale fazer o estudo em cima do seu negócio para entender quais desses dados devem ser visitados com determinada frequência.

Por exemplo, se o objetivo da empresa é engajar o público que já possui nas redes faz sentido acompanhar mais de perto os números de engajamento e dados de interação do público com um conteúdo específico, dessa forma você saberá o que e qual formato engaja mais com seus clientes.

Agora, caso o interesse da empresa para determinado trimestre, semestre ou até ano seja de alcançar mais pessoas e possivelmente aumentar sua cartela de clientes, acompanhar números como impressões e alcance vão fazer mais sentido.

Veja o vídeo abaixo e entenda como atender bem no Facebook:

Embed: https://youtu.be/6FWC8k8mhKM

Instagram

Já no instagram, dentro do Painel profissional há uma aba de Insights sobre a conta que possui principalmente três blocos de informações que são eles:

  • Contas alcançadas: Público alcançado (principais cidades,principais países, principais faixas etárias e gênero) e Seguidores e não seguidores;
  • Alcance do conteúdo: Formatos (Reels, publicações, stories, vídeos ao vivo e vídeos), publicações mais relevantes, stories mais relevantes, principais vídeos do reels, vídeos mais relevantes, principais vídeos ao vivo e impressões;
  • Atividade do perfil: visitas ao perfil, toques no site e torque no botão de enviar e-mail.

Todos esses dados também podem ser filtrados por datas pré-programadas que são os últimos 14 dias, últimos 30 dias, mês anterior e os últimos 90 dias.

Assim como já discutimos no Facebook, quais dados você vai acompanhar no Instagram devem ser escolhidos de acordo com o objetivo que a sua empresa tem com a rede social.

Um exemplo de como os dados do Instagram podem ser usados é com as informações de Atividade do perfil, nela você encontra os dados de visitas no seu perfil e toque no link do seu site ou até mesmo do botão de ação que pode ser incluído no seu perfil.

Dessa forma, caso tenha uma ação ou campanha específica na sua empresa, você pode acompanhar os resultados através deste link ou botão.

Separamos também, um vídeo abaixo com algumas dicas de atendimento ao cliente no Instagram:

Embed: https://youtu.be/fPSgAMhtcyk

Redes sociais como canal de atendimento

As redes sociais criaram verdadeiros fenômenos de comunicação de massa e mudaram para sempre as regras do jogo quando falamos de relacionamento com o cliente.

Com a pandemia, percebemos o quanto as redes sociais se tornaram de fato espaços de convívio entre as pessoas, principalmente quando falamos em socialização em momentos de isolamento social.

Além do mais, o engajamento e a audiência de algumas redes sociais cresceram e muito nesse período. Em 2022, no top 3 de redes sociais temos o Facebook com 2,9 bilhões, o Youtube com 2,5 bilhões e o Instagram com 1,5 bilhão. E o Instagram mesmo sendo o terceiro colocado no ranking, ele ainda recebeu 22 vezes mais interações do que o Facebook no último trimestre de 2021.

É nestes espaços virtuais que os novos consumidores, que são nativos digitais, têm utilizado para interagir com as marcas, bem como tirar dúvidas sobre produtos, fazer reclamações e acompanhar a marca como um todo.

Leia mais: As redes sociais como canais de atendimento ao cliente

A tecnologia omnichannel nas redes sociais

Com uma tecnologia omnichannel para atendimento ao cliente nas redes sociais, você pode contar com a vantagem de ter toda a linha do tempo de interações do seu cliente com a sua empresa, bem como diversas outras informações que podem ajudar a sua empresa na tomada de decisões estratégicas.

Aqui separamos alguns dos benefícios em ter suas redes sociais integradas a todos os seus canais de atendimento ao cliente, confira só:

  • Tenha gestão de indicadores operacionais para tomada de decisão;
  • Converse com seus consumidores via DM (Direct);
  • Responda os comentários dos clientes;
  • Crie regras de negócios para atender clientes irritados;
  • Tabule e gere protocolo automático para cada atendimento que for realizado via rede social.

Veja também: Atendimento nas redes sociais: como a NeoAssist pode te ajudar?

556 posts
newsletter

Assine nosso blog

Fique por dentro do mundo do atendimento ao cliente. É de graça!