Blog
Voltar
Compartilhe

As Top 5 Ferramentas de Inteligência Artificial para usar no seu negócio

Tecnologia e Inovação
calendar 20.6.2023

Nos últimos anos houve uma aceleração da evolução das tecnologias de inteligência artificial (IA), o que tem revolucionado a forma como as empresas se relacionam com seus clientes. 

Essa crescente demanda vem ocasionando uma verdadeira disputa entre as empresas para lançar as melhores ferramentas de IA, as que proporcionam melhores experiências aos usuários e trazem benefícios às empresas, como é o caso do ChatGPT.

Nesse contexto, a IA desempenha um papel fundamental na transformação digital das organizações, especialmente quando se fala do setor de atendimento ao cliente. 

Com o avanço das tecnologias de processamento de linguagem natural, aprendizado de máquina e análise de dados, as empresas agora podem aproveitar o poder da IA para aprimorar a experiência do cliente, aumentar a eficiência operacional e impulsionar o crescimento dos negócios.

No entanto, com o mercado inundado de opções, é essencial identificar as melhores ferramentas de IA disponíveis atualmente. 

Por isso, neste artigo você vai conhecer as top 5 ferramentas de IA para você usar no seu negócio, principalmente para melhorar o atendimento e a experiência do seu cliente, sem contar uma otimização de processos e fluxos da empresa. Vamos lá?

O que são as ferramentas de inteligência artificial?

Antes de trazer as principais e melhores ferramentas de inteligência artificial do mercado atual, é importante entender o que elas realmente significam. Quais são suas características?

As IAs são sistemas e/ou softwares desenvolvidos para simular a inteligência humana e realizar tarefas que normalmente exigem a intervenção humana. 

Ou seja, são ferramentas que utilizam algoritmos avançados e modelos de aprendizado de máquina para processar dados, aprender com eles e tomar decisões ou fornecer respostas com base nesse aprendizado.

Por isso pode se dizer que muitas funções humanas podem ser substituídas pelas IAs, mas lembrando que por mais que elas façam o trabalho, elas são puramente analíticas e objetivas, sem sentimentos humanos. Isso mostra como ainda é necessária a emoção humana para algumas ações.

Assim, as principais características das ferramentas de IA são:

  • O aprendizado de Máquina;
  • O processamento de linguagem natural;
  • Ter uma automação inteligente e baseada em dados;
  • Ser capaz de fazer tomadas de decisão;
  • A possibilidade de personalizar e adaptar ações;
  • Maior escalabilidade e eficiência.

Por que elas são importantes para o mercado atual?

Conforme já mencionado, as IA’s transformaram as empresas e vem impactando os processos cotidianos dos profissionais.

São infinitas possibilidades criadas para otimizar tempo e trabalho, como a criação de assistentes virtuais, diminuindo o contingente de atendimento ao cliente; ou talvez as tecnologias de GPS para deslocamento, e reconhecimento facial e de voz para cadastro e pesquisa.

Todas essas funções moldaram uma nova gestão empresarial e uma melhora no desenvolvimento dos trabalho. 

Portanto, as IAs são importantes para o mercado atual porque impulsionam a eficiência, personalização, tomada de decisão baseada em dados, automação, inovação e vantagem competitiva. 

Lembre-se que ao adotar e implementar estrategicamente essas ferramentas, sua empresa pode melhorar sua eficiência operacional, aprimorar a experiência do cliente e obter uma posição de destaque no mercado em constante evolução.

E quando falamos de atendimento ao cliente, como elas se encaixam?

Nesse setor elas representam grande parte da melhora da qualidade e eficiência operacional.

Com as IA’s os times comerciais, de suporte e atendimento automatizam tarefas rotineiras, além de trazer respostas mais rápidas aos usuários (sem limite de horário de expediente), bem como resolver demandas e mensurar informações mais facilmente.

Além disso, ainda há a questão de personalização. Mesmo que você crie uma conversa automatizada, ainda é possível segmentar respostas e conversar a partir de comportamentos e sentimentos do contato com os usuários.

Os chatbos e outros assistentes virtuais são os principais trunfos das empresas atuais.

Conheça as 5 principais ferramentas de inteligência artificial do momento

Sabendo sobre sua importância e relevância para o mercado atual, resta saber quais as principais inteligências artificiais que você deve conhecer e já incorporar na sua empresa?

Separamos algumas das mais comentadas atualmente e a qual desafio elas solucionam. Confira:

  1. ChatGPT

A ferramenta de IA mais comentada no mundo hoje. Ela é representada por um modelo de linguagem avançado desenvolvido pela OpenAI, com o intuito de gerar textos a partir de perguntas e informações escritas na ferramenta.

O ChatGPT foi treinado com milhões de exemplos de texto, o que lhe permite compreender e responder a perguntas sobre uma variedade de tópicos.

  1. Fireflies

O Fireflies é um assistente de reunião que usa PNL (programação neurolinguística) para eliminar a necessidade de fazer anotações durante uma reunião. 

Através dele você pode gravar e transcrever qualquer conversa que tenha online, além de pesquisar e revisitar conversas de forma mais rápida.

  1. Murf

Um dos geradores de voz de IA mais populares existentes, ele permite que qualquer pessoa converta texto em fala, além de oferecer opções de personalização para ajudá-lo a criar as melhores vozes com som natural. 

  1. NeoAssist Bot

O Bot NeoAssist é um chatbot inteligente da web para entender a real intenção dos seus clientes.

Apesar de não estar ligado a uma Inteligência artificial, a partir de sua programação com um algoritmo de configuração simplificada, é possível programar conversas inteiras, conduzindo usuários através de toda jornada de seu negócio, sem que nem percebam que a conversa é com um chatbot.

  1. Midjourney

Uma das mais novas IAs criadas com o objetivo de gerar imagens a partir de descrições feitas pelo usuário. 

Ele consegue criar diversas imagens em poucos minutos e com poucas informações. É uma ótima opção para desenvolver a criatividade.

Conclusão

As ferramentas de IA estão transformando a maneira como as empresas oferecem seus produtos e serviços, principalmente quando falamos do setor de atendimento ao cliente.

Já tem algum tempo que os profissionais vêm usando essas tecnologias e nem sabia, pois ferramentas de dados, pesquisa e busca de palavras-chaves ou mesmo o GPS do seu celular já são exemplos de inteligência artificial.

Com o surgimento do ChatGPT e a crescente disputa de novas ferramentas sendo lançadas, a tendência é aumentar o uso das IA’s para diversas funções na sociedade.

Então, você já as utiliza no seu negócio? Está preparado para essas mudanças?

556 posts
newsletter

Assine nosso blog

Fique por dentro do mundo do atendimento ao cliente. É de graça!