Blog
Voltar
Compartilhe

Agradecimento ao cliente: 5 Dicas de como aumentar a satisfação com o atendimento

Jornada do cliente e comportamento do consumidor
calendar 10.7.2018

Como fidelizar os clientes por meio de um bom atendimento? Essa é uma pergunta que envolve diversas estratégias, e ao longo deste artigo você descobrirá como demonstrar agradecimento pode ajudar sua marca.

Sabemos que colocar o  cliente em primeiro lugar é o lema das empresas no século XXI, mas o que algumas marcas ainda não sabem é que construir um relacionamento com os consumidores é o que realmente os mantém presentes.

Isso porque em um mundo dominado por números, aqueles que se relacionam bem com clientes, colaboradores, fornecedores e outros públicos, conquistam muito mais espaço no mercado.

Manter um relacionamento duradouro com os clientes não é fácil, envolve muito trabalho e cuidado. Ainda assim, existem diversas maneiras de fidelizar os clientes, e uma delas é o agradecimento.

Agradecer alguém é uma forma de demonstrar respeito e gratidão, e ao dar este tipo de tratamento ao seu consumidor, você o fará se sentir especial e valorizado – o que criará um vínculo entre ele e sua marca. Por isso, é muito importante manter este tipo de ação em mente.Mas não se engane. Agradecer ao cliente não significa apenas enviar um e-mail dizendo “Obrigada por estar com a gente”. Há um mundo de possibilidades para demonstrar esse sentimento.

Não é apenas um agradecimento ao cliente, é fidelização

Apesar de ser um ato relativamente simples, o agradecimento funciona como um estimulante ao cliente, que se sentirá muito mais à vontade e inspirado a voltar a fazer negócios com sua marca. Quanto mais você interagir com seu consumidor,  maior será a conexão nessa relação, que começa pelo atendimento. 

Segundo uma pesquisa da NeoAssist, 87% dos consumidores pararam de comprar de uma marca após serem mal atendidos, ou seja, sua marca pode ter o melhor produto do mercado, mas isso não é o suficiente para mantê-lo se a comunicação entre vocês não for eficiente.  

O atendimento deve ter qualidade desde o primeiro contato até o último, e o agradecimento faz parte desse processo. Não adianta ter uma boa recepção e ao final decepcionar com um “adeus” que pode levar seu consumidor a nunca mais voltar.

Além disso, é importante entender que fidelizar clientes é um processo minucioso e que exige paciência, afinal, essa relação é como uma amizade: requer empatia, confiança e respeito, e isso se conquista com o tempo e ações efetivas. 

5 Dicas de agradecimento ao cliente

Confira a seguir as 5 dicas selecionadas pela NeoAssist para te ajudar a se conectar ainda mais com seus consumidores:

  • E-mail Marketing: Comunique de forma pessoal;
  • Engaje seu cliente com promoções assertivas;
  • Utilize o telefone para estreitar a relação com seu cliente;
  • Crie diálogos com seu público nas redes sociais;
  • Fuja de ações clichês.

1 – E-mail Marketing: Comunique de forma pessoal 

Antes de tudo: trate-o pelo nome.

Iniciar uma conversa com o nome da pessoa torna tudo mais humano, direto e exclusivo. A pessoa que recebe a mensagem sabe que você está falando diretamente com ela, e isso tem valor – uma assinatura ao fim da mensagem tem o mesmo peso. 

E o e-mail é uma ótima forma de desenvolver esse contato, uma vez que esse canal pode ser usado em diversos momentos da jornada do cliente, seja para anunciar um novo produto, fazer a nutrição de leads ou enviar um agradecimento.

Nele é importante que a mensagem tenha uma linguagem informal e próxima ao cliente, com um layout agradável e de acordo com o objetivo – deixe o copywriting e templates prontos para o time comercial. Nessa hora, menos é mais.

2 – Engaje seu cliente com promoções assertivas

Quem não gosta de receber promoções?

Dar uma promoção para o seu cliente não é apenas uma forma de agradecer, mas também de agradar e superar suas expectativas, principalmente se essa promoção for exclusiva e personalizada, como por exemplo, um voucher de desconto.

A grande sacada com essa ação é que sua marca irá reforçar  o relacionamento com o cliente ao mesmo tempo que incentiva uma próxima compra, e isso conta para a fidelização. 

E apesar da promoção gerar alguns custos iniciais, lembre-se que manter sua rede de clientes é muito mais barato do que conquistar novos interessados. Então, quando for desenvolver sua estratégia futura, considere o fornecimento de um mimo. Vale a pena. 

3 – Utilize o telefone para estreitar a relação com seu cliente

Entrar em contato pelo telefone é um método que exige mais cuidado, por diversos motivos.

Em geral o consumidor não quer receber ligações, uma vez que isso acontece de forma inapropriada pelos setores de algumas companhias, que utilizam seus dados sem permissão. Por isso é importante que você conheça o perfil do seu cliente, para não parecer invasivo.

Caso seu cliente seja receptivo para ligações, vale ressaltar que essa chamada deve ser objetiva, com foco na mensagem de agradecimento, e claro, por ser uma forma muito pessoal de contato, ela deve acontecer em momentos específicos, com um bom espaçamento entre eles. 

Aqui roteiros e vozes robóticas devem ser descartadas. Quanto mais simpatia, melhor será o resultado.

4 – Crie diálogos com seu público nas redes sociais

Assim como o contato telefônico, usar as redes sociais demanda certo cuidado, afinal, você não quer que sua marca conquiste a fama de inconveniente.

Hoje em dia, quase todo mundo usa redes sociais diariamente. Elas se tornaram ferramentas de interação social, mas também de aproximação entre marcas e consumidores. Logo, é um ótimo ambiente para fortalecer o relacionamento.

O ideal aqui é que você entre em contato por inbox, deixando a interação muito mais amigável e intimista. Mas claro, caso haja espaço para participar de conversas, e isso faça parte da cultura da sua marca, crie meios de fazer acontecer. 

Atualmente muitas marcas são reconhecidas não apenas por seus produtos, mas pela forma como se comunicam e interagem nas redes sociais. E a sua marca, como se comporta?

5 – Fuja de ações clichês

O consumidor já está cansado das mensagens padronizadas – que muitas vezes nem chegam a ser abertas. E a abordagem emocional demais também já perdeu seus efeitos, porque hoje o que o consumidor busca é autenticidade e marcas que falem a mesma língua que eles. 

Para fugir do clichê a sua mensagem precisa ser única e fugir das frases de efeito e textos manjados que já são conhecidos há anos. Use a voz da sua marca e a faça valer para surpreender! 

O sucesso do relacionamento com o cliente depende de você

Muitas empresas não valorizam o agradecimento ao cliente por desconhecerem a sua efetividade na fidelização ou por acreditarem que basta um e-mail para criar uma relação duradoura. Para manter-se à frente é preciso estar presente em todas as etapas do relacionamento entre marca e consumidor. 

Não fique para trás, comece a valorizar o bom atendimento ao cliente e veja como essa ação trará mudanças positivas ao seu negócio.

Aumente a Satisfação dos seus Clientes

557 posts
newsletter

Assine nosso blog

Fique por dentro do mundo do atendimento ao cliente. É de graça!