Blog
Voltar
Compartilhe

A importância do Operador de Telemarketing

Call Center
calendar 4.11.2022
neo

Não é novidade que para se destacar entre a concorrência e alcançar sucesso no mercado, as empresas devem entregar serviços eficientes e qualitativos. Entre eles, destacamos o suporte de atendimento como um dos mais importantes para reter e fidelizar o consumidor. 

Nesse artigo falaremos sobre as características e a importância do operador de telemarketing. O que faz ele ser tão essencial às empresas? Descubra a seguir.

O Dia do Operador de Telemarketing

rês operadoras de telemarketing na central. A imagem dá foco em uma das profissionais, uma mulher negra realizando um atendimento.

No dia 4 de julho comemora-se o Dia do Operador de Telemarketing. Então, antes de tudo, aqui vai um parabéns aqueles que cuidam da parte principal de uma marca: o consumidor. 

A profissão é essencial para manter a boa relação entre empresa e cliente, e seu principal objetivo é oferecer uma ótima experiência a ele. Por isso, nesse artigo, vamos direcionar toda a atenção aos seus principais atributos e requisições, além de dar dicas para melhorar a experiência desse profissional dentro das centrais.

Ao lidar diretamente com o consumidor, o operador de telemarketing desempenha funções importantíssimas às marcas, porque quando um consumidor é bem atendido, instantaneamente ele relaciona a qualidade do atendimento ao bom serviço da empresa. Assim, a missão de estabelecer um vínculo e representar a marca se torna grande responsabilidade dos atendentes.

Depois de toda a luta pela garantia de direitos, a Comissão de Trabalho de Administração e Serviço Público (CTASP) aprovou a regulamentação da atividade. No entanto, seu valor não acompanha sua enorme importância, e ainda há muito o que fazer para dar a real relevância a esse profissional de atendimento.

O sucesso da empresa atrelado ao bom serviço de atendimento

Como já notado por diversas marcas, os operadores de suporte ao consumidor são parte essencial de toda e qualquer empresa, uma vez que o diferencial do atendimento é o que possibilita a  fidelização do comprador. Dessa maneira, a função que esse profissional desempenha é um dos principais fatores que levam às marcas a alcançarem sucesso no mercado.

Além disso, o estudo feito pela NeoAssist, Customer Insights 2019, aponta que 84,3% dos compradores afirmam que a experiência oferecida pelas marcas é o que realmente os torna fiéis. Em contrapartida, quase 60% deles trocam de empresa quando encontram problemas em seu atendimento.

Este estudo também apontou a alta demanda recebida via canais telefônicos, o meio mais utilizado pelos clientes para contato. Assim, eles esperam que ao longo dessa ligação suas necessidades sejam realmente ouvidas – e fica nítido perceber quando isso não acontece. 

Um bom serviço de suporte é aquele que entrega ótimas experiências independente dos serviços oferecidos, ato que gera consequências positivas, como a maior retenção e propagação de marca.  

Depois de todos esses dados é incontestável a grande importância do operador de telemarketing para os serviços de uma empresa. E da mesma forma que é fundamental manter um atendimento e relacionamento empático com o consumidor, também é necessário cuidar de seus colaboradores. E é sobre isso que falaremos no tópico a seguir.

O relacionamento entre empresas e operadores de atendimento

grupo de operadores reunido em uma sala. Cada um deles faz contato com seus clientes por teleatendimento.

Para obter sucesso no mercado, já vimos que boa parte do trabalho deve vir do operador de telemarketing. Desse modo, a experiência dos atendentes reflete diretamente a experiência dos clientes, uma vez que representam a voz da empresa para o seu público.

Lidar com consumidores exigentes e, muitas vezes, impacientes faz parte de uma rotina cansativa e estressante para o atendente. Além disso, estar inserido em um ambiente exaustivo e que não atende suas necessidades básicas faz sua produtividade diminuir. Portanto, dar soluções às suas carências é essencial para o bom funcionamento das centrais.

Como melhorar a experiência dos colaboradores na sua empresa

Assim como falamos acima, o ambiente e a experiência do operador de telemarketing reflete em seu desempenho de atendimento ao cliente. Logo, é fundamental focar em seu bem-estar, começando pela organização de um espaço que seja adequado, confortável e que possibilite leveza. 

Pensando no conceito de bem-estar, a NeoAssist desenvolveu uma playlist focada em promover o autocuidado desses profissionais que levam a voz da empresa ao encontro dos clientes. Nela você encontrará exercícios de respiração e relaxamento, além de dicas sobre soft skill para compartilhar com o time da sua empresa.

E para garantir que sua marca crie um relacionamento saudável com os operadores de telemarketing, siga as três dicas a seguir. 

Mantenha uma comunicação positiva e transparente com sua equipe

Bem como a relação mantida com o consumidor, empresa e funcionário também devem manter um vínculo empático e aberto. Por isso, é necessário que sua marca ofereça todo o suporte às dificuldades e solicitações de seus operadores.

Sua marca poderia ser reconhecida pela forma como cuida de seus funcionários? Saber ouvir e coletar os feedbacks dos profissionais é essencial para melhorar a relação e o desempenho de cada um deles no ambiente de trabalho. 

Ao fazê-los visualizar sua importância dentro dos processos, eles também se sentirão, de fato, parte da empresa. E essa sensação de pertencimento e respeito é o que promove um ambiente saudável e propenso a forte empenho e grandes ideias.

Ofereça o suporte necessário aos seus colaboradores

Dar estrutura e apoio aos seus operadores fará com que eles lidem de forma mais leve com a rotina estressante e cansativa da central de atendimento. Portanto, oferecer treinamentos e dicas de práticas para enfrentarem situações mais complexas é de enorme importância. 

Só assim será possível diminuir o impacto que os casos mais difíceis causam no emocional e na performance dos colaboradores.Confira com Albert Deweik, Chief Revenue Officer da NeoAssist, como estabelecer um relacionamento de qualidade com seus operadores de telemarketing.

Reconheça e recompense trabalhos bem feitos

A grande rotatividade dos operadores tem enorme relação com a falta de reconhecimento de seus trabalhos pelas empresas. Assim, para evitar essa alta mudança de pessoas, é imprescindível oferecer oportunidades de aprendizado e crescimento para aqueles que tentam e dão o seu melhor dentro das centrais de suporte. Isso não só dará um gás no desempenho dos colaboradores, como fará o número de desistências diminuir. 

Além disso, os clientes também se beneficiarão ao serem atendidos por profissionais que possuem maior experiência em todos os processos – algo que se adquire com o tempo.

Como empoderar seu time de operadores

Como vimos no decorrer deste artigo, o operador de telemarketing é um dos principais responsáveis por destacar e garantir o sucesso de uma empresa no mercado. Porém, o valor dado a esse profissional ainda não corresponde a tudo o que ele realmente produz às empresas. 

As marcas que miram o crescimento de seus negócios junto com uma cultura louvável precisam lembrar que o trabalho dos operadores reflete a satisfação do cliente, e um colaborador infeliz pode transparecer o mesmo sentimento ao comprador – algo que prejudica todo o trabalho da central.

Assim, é indispensável um maior zelo para lidar com esse profissional, e isso engloba fatores econômicos, de bem-estar, educacionais e humanos. Separe um tempo para redefinir as estratégias de relacionamento da sua marca com os colaboradores e foque em atitudes e ferramentas que promovam o empoderamento e capacitação do seu time – algo que impactará  positivamente não apenas o seu negócio, como também a sociedade.


Empoderamento e Capacitação de Operadores

neo

504 posts
newsletter

Assine nosso blog

Fique por dentro do mundo do atendimento ao cliente. É de graça!