Blog
Voltar
Compartilhe

As 4 técnicas de atendimento ao cliente que guiarão a satisfação e a efetividade

Neo
calendar 20.3.2018

Entregar uma experiência positiva ao cliente é uma demanda cada vez maior, mas como fazer isso? Entenda, neste artigo, a importância de um bom atendimento ao cliente e como 4 técnicas de atendimento ao cliente que podem ajudar a chegar nesse objetivo mais facilmente.

A importância de fornecer uma boa experiência ao cliente

A experiência do cliente determina, na maioria da vezes, o nível de sucesso de uma empresa. Entregar uma experiência frustrante não é, em hipótese alguma, uma opção para as empresa que desejam prosperar hoje.

As técnicas de atendimento ao cliente visam melhorar a experiência do consumidor que, além de consumidor mais, vai indicar a empresa que prestou um bom serviço para diversas outras pessoas. Segundo a Harvard Business Review, 23% dos consumidores que tiveram experiências positivas com o SAC contam a 10 ou mais pessoas.

O problema é: quando se trata de experiências negativas, 46% dos consumidores que tiveram experiências negativas com SAC contam a 10 ou mais pessoas.

4 Técnicas de atendimento ao cliente para melhorar a experiência

1 – A construção de relacionamentos e a personalização das interações

Todos os consumidores querem comprar de uma empresa que considere as suas necessidades. Os consumidores querem que suas questões sejam abordadas. Eles querem que a sua opinião seja importante para as empresas.

Segundo o estudo sobre a percepção do consumidor brasileiro sobre o atendimento ao cliente, produzido pela NeoAssist, 92% dos consumidores esperam que as empresas solicitem seus feedbacks para a melhoria nos produtos e serviços.

Em poucas palavras, é preciso tornar a experiência do consumidor algo memorável.

2 – A analise da jornada do cliente

As empresas de sucesso estão sempre tentando melhorar a maneira de tratar os clientes. A melhor maneira de fazer isso? Analisando os dados que já possuem.

Segundo o mesmo estudo da NeoAssist, 83% dos consumidores esperam que o operador possua seus dados de contato, assim como o histórico de últimas conversas e o conhecimento sobre os problemas que ele enfrenta.

Com as informações em mãos é possível ser mais transparente e também ser mais pró-ativo. Quanto mais uma empresa sabe sobre o cliente, melhor são adaptadas as ofertas de produtos e serviços.

3 – O histórico do consumidor acessível

Os consumidores não estão sempre seguros do que eles estão procurando quando visitam um site ou solicitam ajuda. Acompanhar o histórico de compra do cliente ajuda os clientes e também ajuda os funcionários. Facilitando o caminho do consumidor, a necessidade de repetir informações é descartada.

4 – A efetividade na correção de problemas

Não importa se um cliente está satisfeito com o produto ou não, se ocorrer um problema e a empresa não conseguir resolver de uma forma adequada, o caminho para a frustração está trilhado.

Segundo o estudo da NeoAssist, o aspecto mais importante para a satisfação de um cliente é ter o seu problema resolvido no primeiro atendimento.

É primordial sempre estar passos na frente e ser pró-ativo antes dos problemas surgirem.

Nesta técnica de atendimento ao cliente é fundamental o papel do operador. Os operadores precisam de autoridade para desenvolver um bom atendimento e resolver os problemas dos consumidores. A capacitação dos operadores trilhará o rumo para uma solução mais rápida.

A visão sobre o atendimento precisa mudar

Muitas empresas ainda pensam no atendimento ao cliente como um centro de custo. A verdade é que um atendimento ao cliente efetivo leva à uma ótima experiência do cliente. E quando os clientes estão satisfeitos, eles tendem a comprar mais.

Equipar os operadores com ferramentas que eles precisam para fazer um bom trabalho e, em seguida, capacita-los com a liberdade de tomar as decisões é o que proporcionará uma boa experiência ao cliente.

Acesse nossos materiais educativos

557 posts
newsletter

Assine nosso blog

Fique por dentro do mundo do atendimento ao cliente. É de graça!