Blog
Voltar
Compartilhe

Como se aproximar de clientes através de seu atendimento online

Neo
calendar 23.5.2023

O atendimento online é uma realidade e muitas empresas tiveram que, literalmente, se adaptar às pressas e com isso enfrentam ainda algumas dificuldades.

Vamos fazer um retrocesso e pensar no cenário antes da pandemia. Muitas empresas já realizavam atendimento online por meio de sites, redes sociais e aplicativos. Porém, grande parte delas ainda tinha o atendimento presencial como um dos principais canais. Mas ainda existia uma grande parte das empresas que ainda estava, podemos dizer, engatinhando nesse processo online ou que ainda nem estavam nessa fase.

Quando a pandemia se instalou e os pontos físicos foram fechados, todos, independente de que fase estavam, tiveram que, para sobreviver, realizar atendimento online.

E de lá para cá o atendimento online cresceu e, ainda, uma das grandes dificuldades de muitas empresas é como obter uma relação próxima com os clientes por meio desse tipo de atendimento.

E isso devido ao fato de que muitas vezes se relaciona a proximidade com o contato físico. Porém, a verdade é que não é isso, ou só isso, que proporciona um relacionamento próximo com  algo ou  alguém.

Quais são as formas de atendimento online?

Como já citado acima, muitas são as formas de atendimento online. Os sites são muito utilizados e conhecidos, porém as redes sociais, emails, chats e aplicativos também são formas bastante utilizadas. Mas, na verdade, não importa qual a forma de atendimento online. O que se precisa compreender é o como é possível, por meio desse tipo de atendimento, gerar a proximidade.

Não existe uma receita de bolo, ainda mais pensando na diversidade de empresas e consumidores. Mas existem algumas dicas que podem colaborar com as empresas nesse processo.

Quais são as melhores maneiras de se aproximar do cliente de forma online?

Existem várias maneiras de se aproximar dos clientes por meio do atendimento online. 

Veja algumas dicas que podem ajudar:

Agilidade e prestatividade

No mundo online, todos costumam estar com pressa e fazendo várias coisas ao mesmo tempo. Diante disso, os clientes esperam respostas rápidas e soluções eficazes.

Fique atento ao tempo de resposta e à clareza das informações. 

Ofereça o que lhe é pedido de forma eficaz, mas esteja sempre a disposição para algo mais.

Educação e empatia

Pode parecer óbvio, mas muitas pessoas acreditam que por ser uma relação online a educação e a empatia podem ficar de lado devido, principalmente, ao item anterior. 

Mas não é porque as pessoas querem agilidade, que elas não querem também respeito e cuidado. 

Quando se trata de um atendimento para solução de problemas, lembre-se de que os clientes podem estar frustrados ou chateados. Por  isso, se coloque no lugar deles e seja empático em suas respostas, tentando resolver o problema da melhor maneira possível.

Ajuda proativa

Não espere que os clientes entrem em contato com problemas ou dúvidas. 

Ofereça ajuda proativa por meio de mensagens de chat, e-mail ou redes sociais. Preveja as possíveis dúvidas e já as solucione. Faça um bom pós-venda, entrando em contato para receber feedbacks. 

Dê atenção aos carrinhos abandonados de compras, de visitas ou mensagens que não tiveram finalizações. Muitas vezes o cliente nem sabe exatamente sua dúvida ou o porquê de não finalizar  e o contato da empresa pode ajudá-lo. Mesmo que não se finalize a venda daquela vez, cria-se um laço. 

Personalização 

Sempre dizemos o quanto a personalização é importante para os clientes atuais. 

Sempre tente personalizar o atendimento ao cliente de acordo com as necessidades individuais de cada um. Use o nome deles, faça perguntas específicas e não repetitivas, sugira soluções personalizadas baseadas nos dados do cliente.

Ferramental

A tecnologia deve ser uma grande aliada e não um impeditivo.

Use ferramentas de suporte, como chatbots, para agilizar e personalizar o atendimento ao cliente. Utilize ferramentas que coletam e  analisam dados para melhorar não só o atendimento ao cliente, como também seus serviços e produtos. As soluções omnichannel são muito eficientes e colaboram de forma muito positiva no processo de aproximação das empresas e clientes de forma online.

Lembre-se que a chave para um bom atendimento online e, por consequência, um relacionamento próximo e fidelizado com os clientes, tem como base a empatia, a agilidade e a personalização. Seja proativo e ofereça ajuda, sempre que possível, para construir relacionamentos mais fortes com seus clientes e use a tecnologia a seu favor.

Quer conhecer as soluções omnichannel da NeoAssist? Entre no site e converse com nossos consultores.

556 posts
newsletter

Assine nosso blog

Fique por dentro do mundo do atendimento ao cliente. É de graça!