Blog
Voltar
Compartilhe

Black Friday 2023: tudo pronto para a maior promoção do ano?

Tecnologia e Inovação
calendar 15.8.2023

A data mais aguardada para vendas do ano está chegando: a Black Friday 2023. Essa época é marcada com um momento crucial para as lojas e varejo, pois é quando a maioria das empresas fazem promoções e abaixam preços dos seus produtos visando preparar os consumidores para os festivais de final de ano.

Pode parecer que ainda faltam muitos meses para a aguardada Black Friday, mas para os lojistas, comerciantes e varejistas, já está na hora de começar a pensar em como será esse período para seu empreendimento. Ainda mais que neste ano ela está com a expectativa alta no crescimento do volume de vendas.

Importante ressaltar que nos últimos anos seu faturamento é o que mais gera receita no Brasil. Somente em 2021, por exemplo, gerou  R$ 5,8 bilhões para o e-commerce, gerando um crescimento de 1,7% em relação ao mesmo período de 2020, conforme dados da Ebit|Nielsen.

No entanto, para comemorar essa data comemorativa é preciso de muito estudo, análise estratégia. Confira neste artigo as principais informações e expectativas para a Black Friday 2023, além de algumas recomendações de como se preparar desde agora! Vem conferir!

O que é a Black Friday?

Antes de entrar nos pontos mais relevantes e esperados para este ano, vamos relembrar o que é a Black Friday. Essa data se refere a uma promoção anual que oferece descontos expressivos em produtos e serviços, com o objetivo de estimular o consumo e aquecer as vendas no período que antecede as festas de fim de ano

Esse dia se tornou um fenômeno do varejo, caracterizado por ofertas atrativas, promoções relâmpago e descontos que podem chegar a 80% ou mais. 

Embora inicialmente ela era um evento presencial, com filas enormes e correrias em lojas físicas. No entanto, com o crescimento do e-commerce, a Black Friday também passou a ser realizada no ambiente virtual, ampliando ainda mais o alcance e a conveniência para os consumidores.

Seu surgimento ocorreu nos Estados Unidos através do conceito da liquidação de mercadorias que acontecia no Dia de Ação de Graças. Foi em meados dos anos 2000 que ela começou a ganhar força e veio para o Brasil.

A partir daí, muitas lojas e marcas e-commerce começaram a criar o costume de se antecipar à data e oferecer descontos desde o início de novembro. Isso mantém a atenção dos clientes e permite que lojistas organizem cronogramas de ofertas diferentes.

O que esperar da Black Friday 2023?

Para a Black Friday 2023, a expectativa é que o evento continue crescendo e ganhando ainda mais relevância no comércio brasileiro. 

Com o aumento da penetração da internet e das compras online, principalmente após a pandemia, os hábitos dos consumidores mudam o tempo todo e estão cada vez mais online. Este ano, assim como os anteriores, tudo indica que o e-commerce será o grande protagonista do evento, movimentando uma grande quantidade de transações e pedidos online.

O que vai diferenciar essa época de vendas deste ano em relação aos anos anteriores é a personalização. Hoje cada vez mais empresas estão investindo no online e estão se preparando para a Black Friday. 

Por isso, o esperado é que as empresas se planejem mais e se preparem para o quando antes divulgarem suas promoções mais atrativas e bem planejadas. A competição entre os varejistas deve ser intensa, o que pode resultar em descontos mais agressivos e condições especiais para os consumidores.

Outra tendência é que a Black Friday se torne um evento mais prolongado, com ofertas estendidas por um período que pode abranger vários dias, ou até mesmo semanas. Essa estratégia visa evitar aglomerações e facilitar a logística das empresas na entrega dos produtos, atendendo à crescente demanda durante esse período.

Importante ressaltar que uma recente pesquisa divulgada na Revista Veja, mostra que 62% dos consumidores das classes A e B pretendem comprar na Black Friday 2023, sendo os produtos mais avaliados:

  • 24% smartphones;
  • 22% calçados, roupas e acessórios;
  • 20% cosméticos;
  • 19% eletrônicos e eletrodomésticos.
vendas black friday

Como preparar sua empresa para a Black Friday este ano?

Agora que você já sabe o que esperar da Black Friday 2023 chegou o momento de se preparar o quanto antes para essa grande época de vendas.

Lembrando que quanto antes sua empresa começar maiores as chances de resultados. Com isso, siga alguma do que já pode fazer neste mês:

1) Pense quais produtos vão entrar em promoção

Verifique a sua lista de produtos aqueles que valem mais a pena colocar descontos, sejam os que têm menor procura ou que estão em queda. Avalie na concorrência o preço deles e pense de acordo com o comportamento dos seus consumidores.

2) Negocie com fornecedores

Sabendo quais produtos e a quantidade, é importante entrar em contato e negociar com os fornecedores o quanto antes, e não somente por conta de que eles possuem diversas empresas que demandam de seu tempo para entregar as mercadorias (o que pode acarretar atrasos).

Além disso, é a oportunidade de combinar os melhores preços sobre os itens, comprando mais barato e consequentemente dando melhores descontos na data da Black Friday para seu cliente final.

3) Faça um check list e cronograma de divulgação

Esse é o ponto que vai fazer a diferença da sua empresa se destacar no mercado. Lembre-se que são muitas empresas fazendo as mesmas coisas e com os mesmo objetivos. 

Por isso, é importante planejar bem quando vai começar a divulgação, os dias, os canais e como vai ser realizada, para que realmente toque na dor do seu público e o atraia a comprar de você.

4) Foque na experiência do cliente

Invista em melhorias para a experiência do cliente em seu site ou aplicativo. Verifique que tudo está rodando direito, de forma rápida, clara, acessível e intuitiva, e incentivando um melhor relacionamento com eles.

Portanto, a Black Friday 2023 promete ser mais uma vez um evento de grande relevância para o comércio brasileiro. Os consumidores podem esperar por ofertas atrativas e descontos significativos, enquanto as empresas precisam se preparar adequadamente para aproveitar ao máximo esse momento de oportunidades. 

Com planejamento, estratégia e foco na satisfação do cliente, a Black Friday pode ser um momento de crescimento e sucesso para os negócios.

Contar com a tecnologia pode ser uma grande aliada na sua estratégia. Veja como a NeoAssist, saiba mais como os chatbots e as IAs podem lhe ajudar nisso!

13 posts
newsletter

Assine nosso blog

Fique por dentro do mundo do atendimento ao cliente. É de graça!