Blog
Voltar
Compartilhe

7 Boas práticas para sua loja investir em promoção na Black Friday

Neo
calendar 29.8.2023

A última sexta-feira de novembro se tornou um dos eventos mais esperados do ano para consumidores e para as empresas, principalmente de varejo e e-commerce. Com descontos e oportunidades únicos, essa data oferece um terreno fértil para as lojas alavancarem suas vendas. No entanto, o sucesso depende de planejamento e estratégias sólidas caso queira aproveitar a promoção da Black Friday.

Por isso que neste artigo, exploraremos as melhores práticas para garantir que sua loja online alcance o máximo potencial durante esse período crucial de compras e ter o diferencial de se destacar no mercado. Vamos lá?

O que sua loja não deve fazer na Black Friday?

Antes de citar as melhores boas práticas é importante frisar alguns pontos negativos que muitas empresas acabam fazendo e que você deve evitar se não quer que seus resultados não sejam alcançados.

Confira aqui cinco coisas que você não pode fazer na campanha de promoção da Black Friday 2023.

Exagerar com descontos

Oferecer descontos excessivos ou muito altos parecem irreais e pode criar desconfiança entre os consumidores. Mantenha suas promoções atrativas, mas realistas com o mercado e o contexto atual.

Ignorar o planejamento e a preparação técnica

Falhas no seu site durante a Black Friday podem resultar em perda de vendas e danos à reputação. Certifique-se de que sua infraestrutura de TI esteja pronta para lidar com o aumento de tráfego e com tudo planejado e rodando conforme o esperado.

Negligenciar a comunicação:

Deixe seus clientes informados sobre suas ofertas com antecedência. Falhar em comunicar suas promoções pode resultar em perda de oportunidades.

Mentir sobre descontos:

 É muito comum empresas aumentarem os preços de seus produtos antes de iniciar a campanha de Black Friday. Isso além de ser fraude causa riscos à sua marca, pois existem pessoas e sites que monitoram esses preços todos os dias e identificam se seus produtos estão mesmo em promoção ou não.

Não faça promoção de todos os produtos mais vendidos na loja:

Dar desconto sem calcular a margem do produto, não oferecer kits de venda, não ofertar produtos parados em estoque, comprar em grande volume e prejudicar o capital de giro da empresa, não ser transparente com o cliente, não garantir a estabilidade do site e não ter uma logística eficiente.

Portanto, não é preciso de muito, desde para a estratégia dar certo, com esses pontos você já está indo no caminho certo para o sucesso de vendas. Agora vamos para as dicas que vão fazer todo o processo funcionar?

7 Boas Práticas para uma Black Friday de Sucesso

Sabendo de quais pontos você não deve fazer, chegou a hora de entender o que é mais recomendado para superar sua meta e aumentar a receita da empresa durante o período de promoção da Black Friday. Confira abaixo:

Faça um planejamento estratégico completo

Comece a se preparar para a data com meses de antecedência. É importante definir metas claras, identificar os produtos que serão promovidos e elaborar um plano de marketing abrangente de divulgação e comercialização.

Foque numa experiência aprimorado ao usuário

Ter uma boa experiência do cliente pode fazer a diferença numa promoção de Black Friday. Por isso, otimize a usabilidade do seu site, certificando-se de que a navegação está intuitiva, o tempo de carregamento está rápido e os processos de compra bem simplificados.

Ofereça ofertas atrativas e transparentes

Lembre-se de que nada adianta oferecer promoções na Black Friday mas que são ‘irreais’. Ofereça descontos genuínos e transparentes, logo, mostre aos clientes o valor real das economias e evite criar desconfiança com preços inflacionados antes da Black Friday.

Invista em campanhas de Marketing Multicanal

Utilize diversos canais de marketing, como mídias sociais, e-mails, anúncios pagos e conteúdo de blog, para aumentar a visibilidade das suas promoções. Isso vai fazer a diferença no alcance e na sua divulgação. Quanto mais pessoas visualizarem maiores as chances de venda.

Faça a Pré-Black Friday

Muita empresa foca apenas na data ou na quinta-feira de véspera. Uma dica é criar expectativa, fazer um “esquenta” com descontos em produtos para as pessoas já irem entendendo o tipo de promoções que sua empresa vai oferecer.

Tenha um atendimento ao cliente eficiente

Reforce sua equipe de atendimento ao cliente para lidar com consultas e problemas de maneira ágil. Um suporte eficiente pode fazer a diferença na fidelização dos clientes. Contar um software de atendimento ao cliente pode ser de grande auxílio. Conheça o da NeoAssist.

Não esqueça do Pós-Black Friday

Mantenha o engajamento após a Black Friday. Aproveite essa busca por produtos e envie e-mails de agradecimento, ofereça promoções adicionais para incentivar compras futuras e peça feedback sobre a experiência de compra.

Conclusão

A Black Friday é uma grande oportunidade para as empresas alavancarem suas vendas e conquistarem novos clientes. 

No entanto, é importante seguir boas práticas e evitar erros que possam comprometer o sucesso das promoções e prejudicar a reputação da empresa. Assim, a transparência nas ofertas, o planejamento antecipado, a oferta de descontos reais e a comunicação eficiente são elementos essenciais para uma Black Friday bem-sucedida.

Com as táticas certas, você estará bem encaminhado para alcançar resultados excepcionais na Black Friday e ir além da receita esperada. Tudo pronto para começar a pensar na promoção de Black Friday? Comece enquanto é tempo!

13 posts
newsletter

Assine nosso blog

Fique por dentro do mundo do atendimento ao cliente. É de graça!